Uma moto e um carro foram devolvidos aos respectivos donos após serem identificados e resgatados por agentes de trânsito e segurança

O Centro de Controle Operacional de Mesquita, o CCO, possibilitou a integração do trabalho entre as diferentes áreas técnicas na cidade. E foi exatamente isso que colaborou para a recuperação de dois veículos que haviam sido furtados na cidade no início do mês. Em duas ocorrências distintas, uma no dia 5 e outra no dia 9 de julho, o apoio foi dado pelos agentes da Subsecretaria Municipal de Transporte e Trânsito, que possui ligação direta com o centro de monitoramento municipal.
No dia 5, servidores do programa Anjos da Faixa realizavam uma ronda de rotina na Rua Paulo de Macedo, em Edson Passos, quando perceberam um veículo com características anormais. Eles, então, acionaram os agentes de trânsito Marcelo Cavalcanti e Anderson Almeida, os quais verificaram que se tratava de veículo roubado. Logo, foi solicitado o apoio do CCO para o monitoramento remoto e dos policiais da Operação Segurança Presente, que deram prosseguimento à demanda. Depois de encaminhar a ocorrência para a 53ª DP (Delegacia de Polícia) para fins de registro, o veículo foi devolvido ao proprietário, seguindo todos os trâmites legais.

A ocorrência da noite do dia 9 foi descoberta também por um servidor integrante do projeto Anjos da Faixa, mas que atuava na pintura das sinalizações horizontais da Rua Rodolfo Pessoa, no Cosmorama. O servidor avistou duas pessoas em atitude suspeita, abandonando uma motocicleta, e contatou os responsáveis de plantão, incluindo o agente Maicon Loureiro, no Centro de Controle Operacional. “Logo que recebi o chamado, ajudei a analisar a natureza do veículo, que também era fruto de uma ação de furto. Então, em conjunto com os órgãos de segurança, seguimos o procedimento padrão para garantir que o dono da moto tivesse o seu veículo recuperado”, detalha Maicon.
É importante ressaltar que, nas duas ocorrências, a consulta dos status dos transportes aconteceu pelo sistema do SINESP CAD, que é a Central de Atendimento e Despacho, utilizado pelo órgão de segurança pública municipal de Mesquita. “A plataforma funciona assim: primeiro, o agente no CCO recebe a demanda por telefone ou on-line e capta todas as informações possíveis para dar continuidade ao processo. Depois, ele lança as informações coletadas no CAD. E, de acordo com a necessidade, a equipe mais adequada para o caso é acionada. Então, teremos o seguinte cenário: uma equipe atuando nas demandas das ocorrências e outra no nosso prédio, acompanhando tudo pelas câmeras para oferecer suporte e reduzir o tempo de resposta das ocorrências”, explica Guilherme Barros, subsecretário-adjunto de Segurança, Ordem Pública e Cidadania de Mesquita e coordenador-adjunto do Centro de Controle Operacional.
Não segue as redes sociais do Centro de Controle Operacional?
Então, clique aqui para acompanhar os conteúdos do Instagram e aqui para acessar o Facebook!
Quer ler mais sobre o município de Mesquita? Entre no nosso portal de notícias!
E fique por dentro de tudo o que acontece na cidade no site da prefeitura!