Cidade tem cinco níveis: Normalidade (azul), Vigilância (verde), Atenção (amarelo), Alerta (laranja) e Alerta Máximo (vermelho), que indicam as condições em que o território se encontra

saiba-o-que-significa-cada-estagio-operacional-de-mesquita

Nesta semana, a Defesa Civil, junto ao Centro de Controle Operacional, emitiu alguns alertas, com a mudança do estágio operacional devido às chuvas. Por isso, o CCO de Mesquita reforça a explicação dos significados de cada nível. Ao todo, a cidade conta com cinco desses estágios: Normalidade, Vigilância, Atenção, Alerta e Alerta Máximo, classificados pelas cores azul, verde, amarelo, laranja e vermelho, respectivamente. O primeiro, de Normalidade, é representado pelo número zero, sendo o grau mais baixo, e o último, de Alerta Máximo, pelo quatro, o mais alto.

Do zero ao quatro

O estágio de Normalidade (zero) configura o período em que não existem ocorrências de chuvas, enquanto no de Vigilância (um), continua sem chuvas ou chuva fraca, com o nível da água normal. No entanto, é um aviso para a população ficar vigilante, pois há pequenas mudanças na rotina. Já no estágio de Atenção (dois), há previsão de chuvas moderadas a fortes, com índices pluviométricos mais elevados, que podem gerar alagamentos. Por fim, os níveis de Alerta e Alerta Máximo (números três e quatro) representam os momentos mais críticos onde a cidade pode se encontrar. 

É emitido o aviso de Alerta quando o índice das chuvas é intenso, tornando o risco mais alto e elevando a subida do nível dos rios e canais do município. Isso pode ocasionar inundações, enxurradas e deslizamentos, assim como transtornos em uma ou mais regiões. O último grau, de Alerta Máximo, é o mais crítico, podendo provocar múltiplos desastres. O risco é muito alto de inundações, enxurradas e deslizamentos, com a probabilidade de 80% de transbordamento dos rios e canais, causando um grande impacto para a população.

Ao longo dos anos, já passamos por ocorrências complicadas, mas nos empenhamos, ao máximo, como equipe, e junto às demais secretarias do município, para reduzir os danos e atender a população da melhor forma. Todos os dias, nós, da Defesa Civil, investimos em trabalhos de conscientização e prevenção junto aos moradores. Fazemos palestras, projetos nas escolas, ações para o cadastro no sistema de alertas, capacitações nos equipamentos públicos, podas de árvores e visitas técnicas nas casas das regiões mais sensíveis. Sobre os rios intermunicipais, estamos sempre de olho nas condições e solicitamos frequentemente a limpeza ao INEA. Tudo é integrado para gerar resultados eficazes e completos, com o mínimo de impacto possível”, detalha o diretor da Defesa Civil Municipal, Alex Cruz.

Receba os alertas

Vale lembrar que a população pode se cadastrar para receber os alertas oficiais da Prefeitura de Mesquita. Basta enviar o número do CEP da residência para o contato 40199 ou uma mensagem para o número de WhatsApp (21) 97299-3223. Nessa segunda opção, o munícipe também encontra informações sobre a maneira correta de agir segundo o risco de cada desastre. Porém, quando a situação for de emergência, a orientação é ligar para os telefones (21) 4042-1772 ou 199, ambos da Defesa Civil, ou para (21) 2042-7020, contato do próprio Centro de Controle Operacional de Mesquita.

Não segue as redes sociais do Centro de Controle Operacional?

Então, clique aqui para acompanhar os conteúdos do Instagram e aqui para acessar o Facebook!

Quer ler mais sobre o município de Mesquita? Entre no nosso portal de notícias!

E fique por dentro de tudo o que acontece na cidade no site da prefeitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *