Profissionais de diversas secretarias municipais e do próprio Centro de Controle Operacional da cidade discutiram estratégias e medidas de prevenção para reduzir os impactos em momentos de crise
Com o objetivo de se preparar para os temporais costumeiros do verão, equipes de Mesquita se reuniram no Centro de Controle Operacional (CCO) para discutir estratégias e estabelecer medidas preventivas. Essa é uma das formas de minimizar os impactos negativos na cidade. Marcaram presença profissionais das pastas municipais de Transporte e Trânsito, Assistência Social e Educação, além da Defesa Civil, Guarda Civil, Planejamento Estratégico e da Meteorologia, Administração e Coordenação do CCO. O encontro aconteceu na quarta-feira, dia 6 de novembro. É importante pontuar que o prédio já está em fase de implementação em Mesquita para ser inaugurado em breve.
Na ocasião, foram discutidos os pontos críticos do município, ou seja, que precisam de mais atenção em momentos de crise. Também surgiram pautas sobre os melhores locais para estabelecer abrigos temporários, os pontos focais para contato em cada secretaria e o Plano de Comunicação vigente. Da mesma forma, foi feito o levantamento dos veículos de suporte disponíveis e do atual estoque de materiais de acolhimento, como cobertores, água e kit de higiene.
“É sempre bom estarmos bem preparados para qualquer situação que venha a surgir. Isso não significa um acerto absoluto, mas nos dá grandes chances de alcançar os melhores resultados. Essa é uma precaução que acontece durante todo o ano, mas precisamos intensificar as conversas e atividades quando o período do verão se aproxima, que é onde mais costumam ocorrer os temporais”, especifica Guilherme Barros, subsecretário-adjunto de Segurança, Ordem Pública e Cidadania de Mesquita e coordenador-adjunto do Centro de Controle Operacional.
Vale frisar que esse trabalho preventivo é realizado de forma frequente em Mesquita. O diferencial é que, agora, há a inclusão do Centro de Controle Operacional nas atividades. Visto que o monitoramento em tempo real 24 horas por dia pelas câmeras de vigilância e pelos drones ajudará a identificar necessidades e urgências de forma mais ágil e eficaz. Junto a isso, será possível mobilizar as equipes em um tempo ainda menor do que já é feito, diminuindo, assim, o chamado “tempo de resposta à população”.
“Nas fortes chuvas do início do ano, o município sofreu alguns impactos. Naquele momento, a nossa atitude foi estender o período de funcionamento dos CRAS e da própria sede da Assistência, incluindo para o final de semana. Precisávamos acolher aquelas pessoas que sofreram de alguma forma. Na época, reparamos alguns problemas na busca dos dados pessoais, porque muitas pessoas acabaram deixando de fazer a atualização constante. Então, desde já, estamos vendo o jeito mais eficaz de solucionar esse problema, como um formulário específico para a captação dessas informações”, pontua a subsecretária municipal de Assistência Social de Mesquita, Nara Cristina Lucena, que esteve na reunião.
A equipe do CCO aproveitou a oportunidade para mostrar e analisar os dados das ocorrências dos temporais de janeiro, que podem ser encontrados no Portal da Transparência da cidade. Foi feita também a exibição do sistema de geolocalização dos munícipes de cada região, assim como a apresentação da tecnologia de comunicações através de alertas de inundação, vendaval e deslizamentos. Essa última funcionalidade permite a opção de selecionar grupos específicos de pessoas para receber mensagens de texto conforme a região de alerta e público afetado.
Não segue as redes sociais do Centro de Controle Operacional?
Então, clique aqui para acompanhar os conteúdos do Instagram e aqui para acessar o Facebook!
Quer ler mais sobre o município de Mesquita? Entre no nosso portal de notícias!
E fique por dentro de tudo o que acontece na cidade no site da prefeitura!