Trabalho preventivo e de enfrentamento em casos de temporais é feito pela Defesa Civil e pelo Centro de Controle Operacional, com o apoio da Subsecretaria de Transporte e Trânsito

Quando o assunto é chuva, prevenção é o que não falta. Antes mesmo de ela descer, as equipes da Defesa Civil de Mesquita e do Centro de Controle Operacional observam as mudanças na atmosfera e estabelecem as previsões do tempo. Mas é na hora que a chuva enfim cai que os esforços são intensificados. Os agentes da Defesa Civil, por exemplo, se organizam para alcançar todo o território da cidade e acompanhar todas as movimentações que possam gerar ocorrências. Na noite da última segunda-feira, dia 19 de janeiro, os profissionais estiveram nas ruas verificando o nível dos rios e identificando pontos de alagamento e com bolsões d’água, com o apoio da Subsecretaria de Transporte e Trânsito.
“Ficamos na ativa durante toda a noite de segunda e a madrugada de terça, atentos a qualquer eventualidade. Geralmente é assim: quando identificamos a chegada de núcleos de chuva ou variações climáticas, já ficamos em alerta e mobilizamos toda a equipe. Porque, no surgimento de ocorrências como deslizamentos, alagamentos, inundações e enxurradas, precisamos agir de forma imediata e eficaz para minimizar, ao máximo, os impactos”, detalha Alex Cruz, diretor da Defesa Civil de Mesquita. O monitoramento das chuvas (índices pluviométricos) acontece pelo portal do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden.

A atuação segue as normas estabelecidas no Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil 2025-2026, que estabelece as diretrizes de preparação e resposta a cenários de risco. O documento é atualizado todos os anos, estando sempre baseado na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, através da Lei nº 12.608/2012. Ele pode ser conferido no Portal da Transparência do município: https://transparencia.mesquita.rj.gov.br/ver20240713/tmp/PortalServices/PLANODECONTINGENCIA20252026.pdf.
Enquanto isso, no prédio do Centro de Controle Operacional, os agentes plantonistas monitoram as ruas através das câmeras de segurança. Quaisquer atualizações são passadas para o grupo em campo, de forma a encurtar o tempo de resposta e agilizar na tomada de decisões. Todos os dados e informações passam, portanto, pela gestão técnica do CCO, que analisa o cenário em que a cidade se encontra.

O que fazer nos temporais?
A orientação profissional é de que, em casos de temporais, a população evite transitar por ruas alagadas, margens de rios, canais e áreas com enxurradas; não permaneça em encostas, locais baixos ou próximos a barrancos; e observe sinais de risco como rachaduras, estalos, água invadindo a residência ou subida rápida do nível da água. Se necessário, recomenda-se desligar a energia elétrica e procurar locais mais altos e seguros. Para estar sempre em atenção, é importante que o munícipe ainda acompanhe os alertas oficiais enviados pela Prefeitura de Mesquita.
Para se cadastrar no sistema de alertas da Defesa Civil, o mesquitense precisa enviar o número do CEP da residência para o contato 40199. Além disso, é possível receber alertas via WhatsApp, mandando uma mensagem para o número (21) 97299-3223 e se inscrevendo. Lá, também são oferecidas outras informações, como a maneira correta de agir de acordo com o risco de desastre. Já em situações de emergência, a população pode ligar para os telefones (21) 4042-1772 ou 199, ambos da Defesa Civil, ou para (21) 2042-7020, contato do próprio Centro de Controle Operacional de Mesquita.
Não segue as redes sociais do Centro de Controle Operacional?
Então, clique aqui para acompanhar os conteúdos do Instagram e aqui para acessar o Facebook!
Quer ler mais sobre o município de Mesquita? Entre no nosso portal de notícias!
E fique por dentro de tudo o que acontece na cidade no site da prefeitura!