Agentes do Centro de Controle Operacional acompanharam a cidade a partir das câmeras de vigilância e drones
No último domingo, dia 6 de outubro, aconteceram as eleições municipais para a escolha dos novos prefeitos e vereadores, que governarão entre 2025 e 2028. Para manter a segurança nas ruas e no trânsito, Mesquita apostou na distribuição estratégica dos agentes públicos municipais pela cidade, além do monitoramento pelas câmeras de vigilância e drones. A partir do Centro de Controle Operacional (CCO), que já está em fase de implementação em Mesquita para ser inaugurado em breve, foi possível realizar o acompanhamento, em tempo real, das movimentações no município e, se fosse o caso, encurtar o tempo de resposta em ocorrências.
Ao todo, foram 48 locais de votação em Mesquita, sendo os seis locais mais movimentados: CIEP 364 Nelson Ramos (Vila Emil), Grupo Escolar Vila Bela (Banco de Areia), Colégio Estadual Brasil (Vila Emil), Escola Municipal Deoclécio Dias Machado Filho (Cosmorama), CIEP 111 Gelson Freitas (Santo Elias) e Grupo Escolar Dom Pedro I (Santa Terezinha). Esses espaços receberam cerca de 6 mil munícipes votantes, tendo entre 18 e 15 zonas eleitorais em cada um. Para isso, uma atenção especial foi dada a essas localidades e seus respectivos arredores, principalmente entre 8h às 17h, período de votação do domingo.
Dentro do CCO, a atuação principal ficou por conta de três agentes: um profissional da Guarda Civil Municipal, um profissional de trânsito e um operador de CFTV (esse último lida com um sistema que caracteriza os bastidores e o instrumental para o monitoramento e o controle de acesso das imagens geradas pelas câmeras). Além disso, a ação contou com o apoio dos gestores administrativos do centro de operações, Renata Paranhos e Guilherme Barros.
Enquanto isso, o trabalho de campo ficou marcado pela atividade de sete duplas da Guarda Civil de Mesquita, divididas entre os turnos da manhã e da tarde, além de dois agentes de Trânsito e três Anjos da Faixa, que orientam os pedestres e motoristas sobre as normas de segurança nas vias públicas. Para mais, entre 22h e 6h, dois efetivos da Guarda estiveram no território da sede da prefeitura, localizados de forma estratégica. “O primeiro ficou posicionado na frente do prédio, enquanto o segundo na parte de trás, onde fica o estacionamento. A medida foi tomada devido à solicitação de uso exclusivo do Paço Municipal, localizado em frente ao Fórum de Mesquita, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Isso porque as urnas eletrônicas passaram lá antes de serem remanejadas para os locais de votação”, detalha Renata Paranhos, que também é subsecretária municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania.
Cidade vista de cima
Em horários alternados, os profissionais também decolaram os drones (aeronaves não tripuladas) na sede da Prefeitura de Mesquita e no próprio Centro de Controle Operacional. Os equipamentos auxiliaram na missão de identificar pontos de maiores movimentações e de retenções no trânsito. Com isso, os profissionais conseguem mensurar a natureza das ocorrências e estabelecer algumas medidas. Vale destacar que essas imagens foram compartilhadas com o 20º Batalhão de Polícia Militar, que ainda ofereceu apoio no trabalho.
Os registros dos drones também foram transmitidos no grande painel televisivo do CCO. Foi por lá que os agentes realizaram o monitoramento. Essa conexão foi possível devido a alguns mecanismos feitos pelos agentes de Tecnologia da Informação. “Usamos a tecnologia RTSP (Real Time Streaming Protocol), que é um protocolo de comunicação utilizado para controlar streaming de mídia em tempo real. Através desse protocolo, nós transmitimos para o nosso software de monitoramento (AxxonOne), onde gerenciamos todas as imagens recebidas pelas aeronaves. Elas são transmitidas tanto no CCO, quanto no Gabinete do prefeito, com possibilidade de streaming fechado, como o YouTube, para acompanhamento do efetivo da polícia“, especifica Alexandre Macedo, que integra a equipe de T.I. do equipamento de segurança.
Não segue as redes sociais do Centro de Controle Operacional?
Então, clique aqui para acompanhar os conteúdos do Instagram e aqui para acessar o Facebook!
Quer ler mais sobre o município de Mesquita? Entre no nosso portal de notícias!
E fique por dentro de tudo o que acontece na cidade no site da prefeitura!