CCO

Mesquita foi o único município do estado do Rio de janeiro a estar presente no evento, que aconteceu em junho, em Brasília

guarda-civil-no-2o-encontro-nacional-de-usuarios-redemais-2024

Em junho, agentes da Guarda Civil de Mesquita foram até Brasília para acompanhar o 2º Encontro Nacional de Usuários RedeMAIS 2024. O evento reúne representantes de mais de 120 instituições públicas de todo o país que aderiram ao Programa Brasil MAIS (Meio Ambiente Integrado e Seguro), um dos projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio da Polícia Federal e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Em Mesquita, ele está acoplado ao futuro Centro de Controle Operacional (CCO), que fica responsável pelo monitoramento da cidade, 24 horas por dia, sete dias por semana, e será inaugurado em breve.

Com o conhecimento adquirido, os agentes da Guarda Civil Municipal estão mais bem preparados para investir em ações capazes de beneficiar a comunidade, promovendo a segurança e o bem-estar da população”, diz Thiago Oliveira, comandante-geral da Guarda Civil de Mesquita. Dentre os municípios do estado do Rio, Mesquita foi o único presente no evento.

A RedeMais é um plataforma que, a partir da utilização de tecnologia de ponta, monitora o país em alta resolução. Desde 2020, quando o Programa Brasil MAIS começou a operar, 8,5 milhões de km² do território brasileiro e áreas costeiras marinhas são monitorados diariamente. De acordo com a Polícia Federal, todos os órgãos públicos do Brasil interessados em participar da RedeMAIS podem acessar as imagens da Planet, adquiridas pela constelação PlanetScope, composta por mais de 180 satélites, bem como alertas de detecção de mudanças. Atualmente, a RedeMAIS conta com mais de 460 organizações governamentais registradas, totalizando cerca de 98 mil usuários. No encontro realizado em Brasília, ocorreram sessões executivas e técnicas, trilhas técnicas e minicursos.

Ainda na agenda, os agentes puderam trocar experiências com outros participantes, conhecer melhores práticas e se atualizar sobre as novidades da plataforma. “Essas oportunidades são essenciais para que os nossos profissionais consigam utilizar o programa de maneira cada vez mais eficaz. Além disso, a participação em eventos desse tipo fortalece a integração entre diferentes esferas de governo e fomenta a colaboração entre elas. Ali, por exemplo, nossos agentes conheceram diretrizes de outras organizações e puderam, a partir delas, pensar em soluções para os nossos desafios locais”, avalia Renata Paranhos, subsecretária municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania de Mesquita e coordenadora-geral do CCO.

Não segue as redes sociais do Centro de Controle Operacional?

Então, clique aqui para acompanhar os conteúdos do Instagram e aqui para acessar o Facebook!

Quer ler mais sobre o município de Mesquita? Entre no nosso portal de notícias!

E fique por dentro de tudo o que acontece na cidade no site da prefeitura!