CCO

Com o objetivo de integração e troca de conhecimento, profissionais do centro de monitoramento de Mesquita estiveram em Duque de Caxias e Niterói

Em outubro, a equipe do Centro de Controle Operacional de Mesquita (CCO) realizou visitas técnicas em dois equipamentos de segurança pública no Rio de Janeiro. Foram eles: o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF), em Duque de Caxias, e Centro Integrado de Segurança Pública em Niterói (CISP). As atividades tiveram como objetivo a troca de conhecimentos para melhorar o sistema de vídeo e câmeras do CCO e outras ferramentas, além de ser uma oportunidade para estreitar o relacionamento entre os equipamentos, visando uma integração melhor entre os municípios. 

Em ambas as ocasiões, estiveram presentes as equipes de Tecnologia da Informação e de Segurança, junto de representantes da Operação de CFTV. “A ideia foi ver a aplicação das tecnologias utilizadas nesses dois locais para melhorar a imagem do nosso videowall. Nós usamos um sistema diferente do deles, mas ambos têm a mesma função. Também estudamos as possibilidades para aperfeiçoar e explorar as nossas ferramentas atuais, inclusive de reconhecimento facial e reconhecimento de placas”, destaca Lucas Irineu, que integra a equipe de T.I do CCO. Durante a visita a Duque de Caxias, por exemplo, o secretário de Segurança do município e coordenador do CISPBAF, Dhiego Berg, ainda apresentou as possibilidades de integração entre as câmeras de Mesquita com as câmeras do consórcio. 

Coordenadora-geral do Centro de Controle Operacional de Mesquita, Renata Paranhos explica a importância da colaboração entre os órgãos. “Tendo em vista que fazemos parte de um consórcio de segurança pública, a integração é muito importante para o fortalecimento organizacional e para a troca de informações. Tudo com o objetivo de melhorar os índices de segurança pública na nossa região”, defende.

No Centro Integrado de Segurança Pública em Niterói (CISP), o diretor Nilson Cunha recebeu a equipe destacando a importância da parceria na área da segurança pública. A população é agraciada quando promovemos o aumento da sensação de segurança, que acontece conforme os índices vão caindo. Ela fica ainda mais tranquila quando sabe que existem olhos observando a cidade 24h por dia. Além disso, ações integradas com o apoio da tecnologia e a proximidade com o trânsito são essenciais. E, nisso, Mesquita está à frente”, pontuou Nilson.

Não segue as redes sociais do Centro de Controle Operacional?

Então, clique aqui para acompanhar os conteúdos do Instagram e aqui para acessar o Facebook!

Quer ler mais sobre o município de Mesquita? Entre no nosso portal de notícias!

E fique por dentro de tudo o que acontece na cidade no site da prefeitura!