Iniciativa buscou expandir a proteção e segurança dos motociclistas e passageiros nas ruas no último dia 27 de julho

campanha-educativa-de-transito-com-distribuicao-de-antenas-corta-pipas

A Subsecretaria de Transporte e Trânsito de Mesquita promoveu uma campanha nas vias do Centro para celebrar o Dia Nacional do Motociclista e o início da Semana Nacional de Prevenção de Sinistros com Motociclistas, no último dia 27 de julho. Além de educar, a atividade serviu ainda para distribuir antenas corta-pipas aos condutores. O dispositivo é projetado para proteger os motoristas contra linhas de pipas com cerol ou outros materiais que provoquem cortes.

Subsecretária municipal de Transporte e Trânsito, Roberta Damasceno argumenta que a iniciativa buscou expandir a proteção e segurança dos motociclistas e passageiros nas vias públicas, assim como frisar a importância desse e de outros equipamentos essenciais nas motos. “A antena, por exemplo, é um pequeno aparato que pode salvar vidas. Afinal, um ferimento ocasionado por linhas cortantes em regiões como o pescoço e o tronco pode levar uma pessoa a óbito. Por isso, decidimos entregar essas antenas gratuitamente nas ruas. E esperamos que todos os motociclistas passem a aderir esses dispositivos fundamentais, incluindo o capacete de proteção”, esclarece.

campanha-educativa-de-transito-com-distribuicao-de-antenas-corta-pipas

Cabe ressaltar que usar linha com cerol em pipas é considerado crime no Brasil. A medida está prevista no artigo 132 do Código Penal, que fala acerca do crime de expor a vida ou a saúde de outras pessoas a perigo direto e iminente. Além disso, é passível de penas criminais e administrativas, a fabricação, venda e uso de cerol, a depender do caso e das consequências. O cerol é uma mistura de cola com vidro moído ou outros materiais cortantes, sendo geralmente aplicada em linhas de pipa para que se tornem mais resistentes e capazes de cortar outras linhas.

Apoio remoto

As ações de conscientização realizadas no município contam constantemente com o apoio da equipe do Centro de Controle Operacional de Mesquita (CCO), que monitora as ruas e avenidas em tempo real por meio das câmeras de vigilância e drones. Isso contribui para que, em situações de ocorrência, a comunicação entre as equipes seja ainda mais prática e ágil, ajudando a reduzir os impactos na fluidez de Mesquita. O CCO encontra-se em fase de implementação para ser inaugurado em breve.

Não segue as redes sociais do Centro de Controle Operacional?

Então, clique aqui para acompanhar os conteúdos do Instagram e aqui para acessar o Facebook!

Quer ler mais sobre o município de Mesquita? Entre no nosso portal de notícias!

E fique por dentro de tudo o que acontece na cidade no site da prefeitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *