Semanalmente, Defesa Civil do município realiza múltiplas atividades com a população para promover a segurança física e social

Para que as ocorrências que põem em risco a segurança dos munícipes e a fluidez do cotidiano da cidade diminuam, são necessários trabalhos preventivos em diversas esferas do âmbito público. Nesse assunto, um dos principais agentes atuantes é a Defesa Civil de Mesquita, que tem um cronograma de atividades bastante repleto, com ações voltadas a diferentes públicos. Todas as semanas, os profissionais percorrem o município realizando orientações aos moradores, podas de árvores e vistorias técnicas, além de visitar equipamentos públicos para capacitar funcionários a fim de lidar com situações de emergência.
Esses serviços servem para que problemas eventuais não venham a surgir e, caso surjam, tenham os impactos negativos reduzidos. Um exemplo prático são podas de árvores volumosas e com galhos secos nas vias públicas. “De janeiro a junho deste ano, fizemos mais de 260 podas. Uma vez que esse trabalho é feito, evitamos que calçadas, ruas, placas de sinalização e as câmeras de monitoramento do CCO sejam obstruídas, além de manter a fiação elétrica livre de quaisquer interferências que possam causar incidentes e curtos-circuitos, principalmente em temporais”, argumenta o diretor operacional da Defesa Civil de Mesquita, Rodrigo Freitas.

Ciência em casos emergenciais
Outras atuações diárias são as orientações à população sobre como agir em situações de emergência e a quem recorrer. Nelas, as equipes explicam todas as informações pertinentes aos mesquitenses sobre os procedimentos corretos em casos de deslizamento, rolamento de rocha, inundação, alagamento, princípios de incêndio e outras ocasiões do tipo. Junto aos procedimentos, são apresentados os devidos contatos para a solicitação de apoio, além de ser realizado o cadastro dos moradores no Sistema de Alerta de Desastres da própria Defesa Civil e da Prefeitura de Mesquita. É por meio dessas tecnologias que os cidadãos recebem avisos e alertas de temporais e mudança do estágio operacional. Só nos primeiros seis meses de 2025, cerca de 400 desses atendimentos foram registrados.
“Costumamos atender cada pessoa individualmente para detalhar todo o passo a passo e tirar possíveis dúvidas. Porque acreditamos fielmente que informações podem ser fundamentais para salvar vidas. Sobre os sistemas de alertas, eles são muito importantes, porque avisam os moradores quando há alguma urgência. Mas existem muitos munícipes que não sabem da existência deles. E é muito fácil acessá-los. Para receber os avisos da Defesa, basta enviar o CEP da própria residência para o número 40199. Já para ser notificado pela plataforma da Prefeitura, é só se inscrever pelo número de WhatsApp (21) 97299-3223. São necessários menos de cinco minutos para fazer o cadastro e começar a receber informações relevantes para o nosso bem-estar e das pessoas que estão ao nosso redor”, frisa o diretor de Defesa Civil da cidade, Marlon Araújo.

Também neste primeiro semestre, o setor efetuou mais de 90 vistorias técnicas, que consistem em identificar e avaliar riscos em casas, prédios e determinadas áreas, investigando rachaduras, infiltrações e deslizamentos. Analisando também a estabilidade de estruturas e encostas, os agentes buscam garantir a segurança de pessoas e bens, adotando medidas como interdição ou isolamento de espaços, quando necessário.
Capacitação constante
Para mais, a Defesa Civil municipal se preocupa em capacitar funcionários dos equipamentos públicos para que eles possam lidar com situações de emergência de maneira devida. Neste ano, a palestra de prevenção em combate a princípios de incêndios foi ministrada para 127 profissionais das secretarias municipais de Educação e Saúde, enquanto que a apresentação de Noções Básicas de Defesa Civil alcançou 150 pessoas de equipes distintas da Subsecretaria Municipal de Assistência Social.
E há projetos voltados para os públicos infantil e juvenil também. Por meio de iniciativas como os simulados de evacuação, o “Escolas Seguras, Alunos Resilientes” e o “Defesa Civil Juvenil”, crianças e adolescentes aprendem o que há de mais importante quanto à temática de segurança. Do início até a metade do ano, os simulados de evacuação predial aconteceram em quatro escolas municipais de educação infantil, abrangendo mais de 1.050 alunos e cerca de 280 funcionários. Enquanto isso, os projetos “Defesa Civil Juvenil” (antigo Defesa Civil Mirim) e “Escolas Seguras, Alunos Resilientes” formaram mais 11.800 e mais de 1.500 pessoas, respectivamente, desde a implementação dos mesmos em Mesquita em 2007 e 2022, ainda na sequência.



Integração que edifica
Essas aplicações exercem papéis fundamentais na sociedade e caminham lado a lado com a premissa do Centro de Controle Operacional de Mesquita, o CCO. Em fase de implementação para ser inaugurado em breve, o prédio investe no monitoramento do território mesquitense 24h, sete dias por semana, acompanhando tudo o que impacta ou pode impactar a dinâmica nas ruas. A Defesa Civil está sempre em contato com os agentes de plantão, incluindo com o setor de Meteorologia, que tem como uma de suas atribuições emitir alertas de mudanças no clima. Por meio dessa sinergia, é possível antecipar possíveis cenários de crise e encurtar ainda mais o tempo de resposta à população.
Ademais, o grupo da Defesa Civil, nesses tempos de chuva forte, age em ainda mais parceria com o CCO, para obter as informações captadas em primeira mão das câmeras, como a formação de bolsões de água em determinadas áreas, e para compartilhar os registros de índices pluviométricos. Entre ambos os lados, esses dados ajudam a fortalecer e expandir o trabalho de proteção social.

Renata Paranhos, subsecretária municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania e coordenadora-geral do Centro de Controle Operacional, revela que o último temporal que atingiu a cidade, no final de julho, provocou poucas consequências. “No dia 25, tivemos um temporal com muitas rajadas de vento. Na ocasião, a todo instante, nossos agentes do CCO monitoravam as imagens das câmeras para acompanhar o status do município. E, devido às ações preventivas da Defesa, tivemos poucas ocorrências registradas. Isso é fruto de um trabalho comprometido e eficaz que não se restringe a épocas específicas, mas que é executado durante todo o ano”, garante Renata.
Não segue as redes sociais do Centro de Controle Operacional?
Então, clique aqui para acompanhar os conteúdos do Instagram e aqui para acessar o Facebook!
Quer ler mais sobre o município de Mesquita? Entre no nosso portal de notícias!
E fique por dentro de tudo o que acontece na cidade no site da prefeitura!