Munícipe encontrou o animal e compareceu na base da Guarda Municipal para solicitar o acolhimento

gtam-de-mesquita-resgata-cagado-na-jacutinga

A equipe do Grupamento Tático Ambiental (GTAM), da Guarda Civil Municipal, realizou o resgate de um cágado, uma espécie de tartaruga, na última quinta-feira, dia 5 de fevereiro. O animal foi encontrado por uma munícipe na Rua Norival Chaves, na Jacutinga, que compareceu na base da própria Guarda Municipal para solicitar o acolhimento. Ao final da ação, o cágado foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, para ser tratado e devolvido à natureza em segurança.

Vale lembrar que, com a intensificação das chuvas, é comum o aumento do aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas, principalmente em regiões próximas a rios, córregos e áreas verdes. Além disso, é importante que o resgate seja efetuado por uma equipe especializada. “Essa ação é muito delicada e precisa ser feita com extremo cuidado. Por isso, recomendamos sempre o munícipe a entrar em contato com a nossa Guarda para pedir suporte. Os agentes do GTAM usam equipamento e uniforme especiais, além de deter técnicas de abordagem”, alerta Renata Paranhos, subsecretária municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania e coordenadora-geral do Centro de Controle Operacional de Mesquita.

Em casos como esse, o mesquitense deve acionar imediatamente a Guarda Civil Municipal pelos telefones 153 ou (21) 2042-8093, além do CCO pelo número (21) 2042-7020. A atuação conjunta entre a população e as equipes ambientais é fundamental para garantir a segurança dos moradores e a preservação da fauna silvestre.

Não segue as redes sociais do Centro de Controle Operacional?

Então, clique aqui para acompanhar os conteúdos do Instagram e aqui para acessar o Facebook!

Quer ler mais sobre o município de Mesquita? Entre no nosso portal de notícias!

E fique por dentro de tudo o que acontece na cidade no site da prefeitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *