Agentes abordaram condutores na descida do Viaduto Cantor e Compositor Dicró para entregar pequenas lixeiras de carro com materiais informativos

vitimas-de-transito-sao-lembradas-em-acao-educativa-no-centro

A Avenida Presidente Costa e Silva é uma das vias de Mesquita onde são registrados os maiores números de sinistros. Tendo isso em vista, a Subsecretaria Municipal de Transporte e Trânsito escolheu esse trecho para uma campanha especial em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. A atividade ficou centralizada na descida do Viaduto Cantor e Compositor Dicró, no Centro, em direção a Edson Passos, na tarde da última segunda-feira, dia 17 de novembro.

A partir das 14h, os agentes abordavam os motoristas sempre que o semáforo exibia a cor vermelha, entregando pequenas lixeiras de carro com materiais informativos. Além disso, uma faixa era estendida próximo à faixa de pedestres com a seguinte frase: “Em memória às vítimas de trânsito”. A ideia foi chamar a atenção dos motoristas e motociclistas para as vidas ceifadas através de sinistros provocados por imprudência ou falta de atenção ao volante. “Só quem já foi uma vítima ou teve uma na família sabe a dor. Os motoristas precisam ter muito cuidado e respeito nas vias, porque lidam com vidas. Qualquer negligência pode ser fatal”, aponta o subsecretário municipal de Transporte e Trânsito de Mesquita, Carlos Miranda.

Roberta Damasceno, que atua também como subsecretária ao lado de Miranda, explica como funciona a escolha para realizar as atividades junto à população. “As avenidas Getúlio de Moura e Presidente Costa e Silva são as duas vias em que mais temos esses registros. Então, temos um olhar mais apurado quanto a elas. Buscamos sempre saber onde há uma necessidade maior de atenção para atuar diretamente. Nosso foco principal não é autuar as infrações, mas, sim, levar a informação e conscientização àqueles que podem contribuir para uma direção mais segura e tranquila. Por mês, costumamos promover mais de 30 ações em diferentes localidades do território mesquitense”, revela. Em ato simbólico, os profissionais soltaram balões brancos, que sumiram no céu ao final da ação.

vitimas-de-transito-sao-lembradas-em-acao-educativa-no-centro

Atitudes corretas

Os motoristas, motociclistas e pedestres compartilham de uma mesma responsabilidade: garantir um trânsito seguro através do respeito às normas e à sinalização e da aceitação de atitudes que valorizem a vida. A função dos motoristas é dar preferência aos pedestres nas faixas, estar atentos a travessias, cumprir com as condutas de trânsito e usar cinto de segurança, enquanto motociclistas devem sinalizar intenções com antecedência, manter distância segura de outros veículos, não circular pelos corredores e também usar equipamentos de segurança, como o capacete. Já os pedestres precisam atravessar na faixa, respeitar semáforos e procurar estar sempre visíveis.

Campanha educativa

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito costuma acontecer no terceiro domingo de novembro de cada ano. No entanto, a pasta adiou a ação para segunda-feira com o objetivo de alcançar um número maior de condutores. A iniciativa partiu de uma instituição britânica para vítimas de sinistros de trânsito, sendo adotada pela Assembleia Geral da ONU em 2005. Cabe ainda frisar que a Subsecretaria Municipal de Transporte e Trânsito segue a Resolução 1.014, de 14 de outubro de 2024, do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, para estabelecer as ações de conscientização. Neste ano, as atividades levam o tema: “Desacelere. Seu bem maior é a vida“, sendo assistidas pelo Centro de Controle Operacional de Mesquita (CCO).

Não segue as redes sociais do Centro de Controle Operacional?

Então, clique aqui para acompanhar os conteúdos do Instagram e aqui para acessar o Facebook!

Quer ler mais sobre o município de Mesquita? Entre no nosso portal de notícias!

E fique por dentro de tudo o que acontece na cidade no site da prefeitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *