Ideia foi apresentar o prédio administrativo e as ferramentas utilizadas, promovendo a integração entre as diferentes secretarias municipais

secretarios-de-mesquita-conhecem-o-centro-de-controle-operacional

Na manhã da última quinta-feira, dia 3 de julho, a Coordenadoria-Geral do Centro de Controle Operacional de Mesquita, o CCO, realizou uma apresentação especial do prédio e da rotina de trabalho diário para os secretários, subsecretários, coordenadores e representantes das pastas municipais. Na ocasião, foram explicados a funcionalidade do equipamento, os sistemas disponíveis, as ações de treinamentos que a equipe passou, as estratégias para possíveis momentos de crise e os decretos existentes. A ideia foi promover a integração entre as diferentes secretarias, evidenciando a utilidade das atuações do CCO para elas.

Além disso, a reunião serviu para falar dos protocolos para a requisição de imagem, do acompanhamento meteorológico e da análise minuciosa do sistema de dados dos delitos praticados na cidade ao longo dos anos e da plataforma de identificação de placas de veículos. Marcaram presença as equipes de Planejamento Estratégico e Gestão, Saúde, Educação, Tecnologia da Informação, Defesa Civil Municipal, Transporte e Trânsito, Segurança, Ordem Pública e Cidadania, Guarda Civil Municipal, MesquitaPrev (o Instituto de Previdência da cidade) e a Procuradoria-Geral, além do prefeito Marotto Miranda.

Equipamentos do dia a dia

Quanto às ferramentas e sistemas utilizados no cotidiano do CCO, estão as câmeras de vigilância e os drones. Atualmente, o centro de monitoramento recebe imagens de 80 câmeras, algumas com reconhecimento facial e LPR, recurso que identifica e reconhece dados e placas de veículos. Essas tecnologias contribuem para evitar casos de delitos, bem como ter o controle da entrada, circulação e de saída de veículos nas vias da cidade. “Nosso sistema consegue captar cerca de 150 mil placas por dia. Isso nos permite verificar a regularidade dos veículos que circulam por aqui, além dos dados dos condutores cadastrados como proprietários. Além disso, as câmeras de vigilância também são essenciais para a administração através do videomonitoramento. Nos dá a chance de prestar serviços de forma mais qualificada, mitigando (encurtando) o tempo de resposta à população e às agências. Isso sem falar do acompanhamento remoto das operações integradas, que acontecem umas seis vezes por dia”, detalha Renata Paranhos, subsecretária municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania e coordenadora-geral do Centro de Controle Operacional. 

secretarios-de-mesquita-conhecem-o-centro-de-controle-operacional

Já os drones (aeronaves não tripuladas) auxiliam no monitoramento aéreo da cidade. Há três desses aparatos, sendo um deles com sensores RGB e termal. Com esse último, é permitido localizar regiões, pessoas e objetos a partir da temperatura dos mesmos, incluindo em locais de difícil acesso. Isso se faz de grande importância uma vez que dois terços da cidade é composta de Área de Proteção Ambiental (APA). Para mais, a Coordenadoria apresentou as plataformas do programa Rede Mais Brasil, com o monitoramento do território por satélites; do Infoseg, que reúne informações de segurança pública, justiça e fiscalização; do Sinesp CAD, da Central de Atendimento e Despachos da Guarda Civil Municipal; e o sistema de semáforos inteligentes.

Os semáforos contam com controladores tecnológicos, através dos quais os agentes, diretamente do prédio ou da Subsecretaria Municipal de Transporte e Trânsito, conseguem alterar o tempo de exibição de cada cor. “Essa é uma das maneiras de contribuir com a fluidez no trânsito, evitando congestionamentos ou outras complicações. Conseguimos também executar 80% das funções à distância, através da conectividade. E, quando o sistema cai ou apresenta algum problema mais específico, somos notificados imediatamente. Assim, podemos alocar os profissionais para fazerem o reparo manual, se for o caso“, frisa o subsecretário de Transporte e Trânsito de Mesquita, Carlos Miranda.

secretarios-de-mesquita-conhecem-o-centro-de-controle-operacional

Trabalho em conjunto

Monique Rosa, que atende como subsecretária municipal de Educação, foi uma das participantes na apresentação. Ela compartilhou a admiração pelo trabalho prestado na Segurança e aproveitou para elogiar a disponibilidade e atenção da equipe para com os assuntos relacionados à área pedagógica da rede pública municipal. “É todo um empenho por trás de cada ação. Nós, que temos a oportunidade de acompanhar um pouco dos bastidores, vemos esse compromisso claro. Toda vez que apresentamos uma demanda para eles, somos atendidos com muito carinho e disposição. Essa integração faz com que nossas escolas e toda a cidade fique mais protegida”, pontua.

Não segue as redes sociais do Centro de Controle Operacional?

Então, clique aqui para acompanhar os conteúdos do Instagram e aqui para acessar o Facebook!

Quer ler mais sobre o município de Mesquita? Entre no nosso portal de notícias!

E fique por dentro de tudo o que acontece na cidade no site da prefeitura!