Profissionais pontuaram questões como a abertura de abrigos temporários, análise dos pontos críticos na cidade, rotas alternativas nas vias públicas, entre outras

Na manhã desta sexta-feira, dia 4 de abril, equipes de segurança operacional que atuam junto ao Centro de Controle Operacional (CCO) se reuniram para discutir estratégias para casos de chuva forte nos próximos dias no município. A ocasião juntou profissionais da Defesa Civil, Meteorologia, Trânsito e Segurança, servindo para tratar temas como a abertura de abrigos temporários, análise dos pontos críticos na cidade, rotas alternativas nas vias públicas, possibilidade de suspensão das aulas nas escolas da rede pública municipal e monitoramento do nível dos rios.
A reunião foi marcada devido à previsão de chuvas significativas na cidade de Mesquita a partir da tarde desta sexta, dia 4, com a possibilidade de ventos moderados e rajadas fortes. Isso se deve ao deslocamento de uma frente fria sobre a região sudeste e a entrada de ventos úmidos vindos do oceano. “Estamos acompanhando a previsão constantemente para agir de antemão, caso seja preciso. Porque, quanto mais cedo começarmos a tomar decisões, maiores serão as chances de efetividade no trabalho, com os impactos negativos reduzidos”, esclarece Renata Paranhos, subsecretária municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania e coordenadora-geral do Centro de Controle Operacional (CCO).
Como receber alertas de segurança?
Para receber os alertas da Defesa Civil, basta enviar o número do CEP para o contato 40199 ou mandar uma mensagem para o WhatsApp (21) 97299-3223. Já em caso de emergência, a população pode acionar suporte pelos seguintes contatos: (21) 4042-1772, Defesa Civil de Mesquita, e (21) 2042-7020, CCO Mesquita.
É importante destacar que o trabalho preventivo é uma das atividades rotineiras nas secretarias do município, especialmente no Centro de Controle Operacional, ainda que esse esteja em fase de implementação. As reuniões mais pontuais, como a desta sexta, são apenas meios de intensificar as conversas e pontuar detalhes para a ação. O objetivo sempre será diminuir cada vez mais o tempo de resposta à população.
O que fazer nos temporais?
A orientação de segurança é que os mesquitenses que moram em áreas seguras, permaneçam em seus lares, principalmente nos horários mais críticos ou enquanto persistirem as chuvas. Essa é uma das maneiras mais eficazes de evitar acidentes, além de estar atento às condições meteorológicas no município por meio do sistema de alertas da Defesa Civil.
Não segue as redes sociais do Centro de Controle Operacional?
Então, clique aqui para acompanhar os conteúdos do Instagram e aqui para acessar o Facebook!
Quer ler mais sobre o município de Mesquita? Entre no nosso portal de notícias!
E fique por dentro de tudo o que acontece na cidade no site da prefeitura!